Foi no passado dia 9 de novembro de 2018, na Fábrica Braço de Prata, em Lisboa, que se realizou a primeira edição da Gala Prémio Guarda-Rios 2018, organizada pelo GEOTA. Uma gala que contou com a presença dos representantes das várias entidades premiadas, como também de amigos e familiares.
Uma iniciativa lançada este ano pelo GEOTA que visa a divulgação e celebração das ações de preservação dos recursos hídricos, o Prémio Guarda-Rios.
Este galardão tem como objetivo premiar boas práticas, enquanto que o Guarda-Rios de Luto visa alertar para práticas opostas. Além dos nomeados e votados pelo público, o GEOTA atribuiu igualmente prémios e menções honrosas.
Durante a Gala, contámos com várias apresentações de projetos do GEOTA relacionados com a proteção de Rios e Ribeiras, desde: Rios Livres GEOTA, Rede Douro Vivo, Coastwatch e TerraSeixe. E com um momento musical pela Banda The Original Wednesday Band.
A Reportagem Fotográfica
A Apresentação da Nova Imagem
Foi também apresentada a nova imagem do Prémio Guarda-Rios, que visa representar os valores e conceito da iniciativa. Para isso, a aposta do novo logo conta agora com formas fluídas e cores vibrantes que simbolizam o percurso dos rios livres, como também da ave Guarda-Rios.
O Guarda-Rios
O Guarda-Rios de Luto
Os Vencedores da Gala Guarda-Rios 2018
A 31 de Março de 2018 estiveram abertas as nomeações para este galardão. Entre 4 e 18 de Abril foi feita uma votação pública para decidir os premiados nas 2 categorias.
O público votou e foram contabilizados 1219 votos online. Além disso, o GEOTA indicou também 2 premiados e 2 menções.