Projeto

Let Alviela Run – Sourinho’s Dam Removal in Portugal

O rio Alviela, com uma extensão de 45 km tem, atualmente, 33 barreiras que impedem a passagem de peixes e sedimentos. Estas estruturas fragmentam a paisagem, diminuem a biodiversidade e aumentam a erosão costeira, levando à degradação dos habitats e à poluição, pondo em causa o objetivo de bom estado ecológico da Diretiva Quadro da Água. Como resultado, uma espécie endémica, a “boga portuguesa” (Iberochondrostoma lusitanicum) é considerada criticamente ameaçada e duas espécies nativas, a “enguia europeia” (Anguilla anguilla) e o “escalo-do-sul” (Squalius pyrenaicus), são identificadas como ameaçadas.

Com este projeto podemos contribuir ativamente para:

  • Melhoria da conectividade longitudinal

  • Diminuição do declínio dos peixes migradores

  • Redução da erosão costeira

  • Melhoria da qualidade da água

  • O envolvimento das pessoas
    e a promoção da ação climática

Localização GPS: 39.426792, 8.653751

Contexto

O Programa Rios Livres do GEOTA encontra-se a desenvolver, até dezembro de 2025 o projeto Rollin‘Rivers – People, Knowledge and Action to Enhance River Restoration in Portugal, na bacia do Alviela, com o financiamento da DIMFE – Donors’ Initiative for Mediterranean Freshwater Ecosystems. As principais atividades do projeto incluem, o mapeamento, caracterização e priorização para remoção de barreiras à conectividade fluvial, estudos e projetos para a reabilitação ecológica de troços do rio, integração de um processo de participação pública, com o mapeamento dos principais stakeholders, e a realização de eventos com o objetivo de sensibilização e conhecimento, promoção de uma comunicação clara e eficaz.  

No âmbito deste projeto, em 2023, foi realizada uma intervenção de reabilitação de um troço do rio, junto às localidades de Vaqueiros (Santarém) e Louriceira (Alcanena), com a remoção de um açude obsoleto. Após o desenvolvimento da metodologia de caracterização e priorização de barreiras obsoletas na bacia do Alviela, concluiu-se que para aumentar a conectividade longitudinal e os benefícios ecológicos é recomendável a remoção de mais 5 barreiras obsoletas. 

O açude obsoleto do Sourinho (Alcanena) enquadra-se neste contexto e, por isso foi identificado como prioritário para remoção, de forma a maximizar os benefícios ecológicos da reabilitação. Esta intervenção conta com o financiamento do Open Rivers Programme. 

objetivos

  • Desenvolvimento de projeto de restauro fluvial de um troço do rio Alviela com a remoção de barreira obsoleta do Sourinho, contribuindo assim para a melhoria da conectividade fluvial, envolvendo as pessoas e promovendo a ação climática. 
  • Sensibilização das entidades governamentais para a importância da consolidação das intervenções de reabilitação fluvial com remoção de barreiras obsoletas em Portugal, promovendo a elaboração e implementação do Plano Nacional de Remoção de Barreiras Obsoletas, contribuindo para quebrar barreiras físicas, mas também culturais, sociais e políticas. 

Open rivers programme

O Open Rivers Programme é uma organização europeia criada para financiar projetos de restauro de rios europeus fragmentados devido à proliferação de barragens. Este programa nasceu após dois anos de investigação científica que revelou que, os rios da Europa estão fragmentados por cerca de um milhão de barragens, tendo, no entanto, um enorme potencial de restauro ecológico através da remoção de barreiras à conectividade. 

Esta investigação destacou o impacto das barreiras na perda de biodiversidade e demonstrou como a sua remoção pode restabelecer a dinâmica fluvial e restaurar os ecossistemas. No entanto, revelou também uma compreensão limitada destes benefícios e que existe sub-financiamento para a realização destas intervenções. Reconhecendo a escala do problema, a lacuna de financiamento e a oportunidade única de impacto, a Arcadia, uma fundação privada inglesa, dedicada à proteção da natureza, à preservação do património cultural e à promoção do acesso aberto ao conhecimento, possibilitou a criação do Open Rivers Programme. 

O programa começou oficialmente a operar em outubro de 2021, fornecendo subsídios especificamente para a reabilitação dos rios europeus ameaçados, apoiando intervenções que levem à remoção de pequenas barragens e ao restauro do caudal dos rios e da biodiversidade.

Para saber mais clique aqui.