Podcast
Rios Livres
Para onde correm as águas do meu país?
Rios Livres é o novo podcast do Gerador e do GEOTA, de conversas acessíveis, mas aprofundadas, sobre os desafios e oportunidades ambientais que a gestão dos rios traz.
Este é um podcast necessário. Precisamos de falar mais sobre rios e a sua importância para a sociedade. O título do podcast é inspirado no, do GEOTA, programa que tem como missão promover, proteger e restaurar os rios.
episódios recentes
“AS BARREIRAS QUE TENCIONAMOS REMOVER SÃO SEMPRE AS QUE JÁ NÃO TÊM QUALQUER PROPÓSITO ECONÓMICO OU SOCIAL.”
Ana Catarina Miranda
No terceiro episódio do podcast Rios Livres, recebemos Ana Catarina Miranda, bióloga de formação e coordenadora do programa Rios Livres GEOTA, que visa contribuir para a conservação e restauro dos ecossistemas fluviais.
Falamos sobre a importância destes ecossistemas no contexto da crise climática, sobre o impacto histórico e cultural das barragens em Portugal, a diferença entre barreiras necessárias e barreiras obsoletas, e das consequências muito concretas da fragmentação dos rios, desde a qualidade da água à erosão costeira.
Um episódio sobre rios que precisam de voltar a correr, sobre decisões políticas que moldam paisagens e sobre como cada pessoa pode contribuir para um rio mais livre e mais vivo.
“Estamos pela primeira vez numa fase em que o Direito deixou apenas de sancionar…”
Alexandra Aragão
Alexandra Aragão é a segunda convidada do Rios Livres, o recente podcast do Gerador e do GEOTA. Neste episódio falamos de uma forma didática e ampla sobre o papel do Direito na defesa dos nossos rios: da consciência crescente, em sociedade, de proteção não só das pessoas, mas também do seu meio envolvente e da resposta cada vez mais proativa e menos reativa do Direito; da importância das diretivas europeias, das falhas legislativas nacionais e da necessidade urgente da renaturalização dos rios; ou mesmo sobre a forma como a angústia climática dos jovens de hoje impacta a sua saúde mental, a par do advento da justiça ecológica e da recente atribuição de direitos e personalidade jurídica a certos rios e elementos naturais.
Nesta viagem sobre como podemos, através do Direito, não só reagir mas defender proativamente, este património natural, Alexandra recorda uma importante afirmação do GEOTA: “Os Rios são as veias do planeta e água que corre é o sangue…”.
Alexandra Aragão é jurista e investigadora de Direito Ambiental. É também Professora da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e coordena vários projetos na área da justiça ambiental e dos direitos das gerações futuras.
“Continuamos a ter um paradigma socioeconómico de olhar para o nosso umbigo”
João Joanaz de Melo
João Joanaz de Melo é o primeiro convidado do Rios Livres, o novo podcast do Gerador e do GEOTA que vai olhar de forma aprofundada para a importância dos rios na preservação ambiental.
No episódio de arranque navegamos entre vários temas: como compatibilizar uma visão realista da atualidade com a perspetiva otimista de que existem ferramentas para alterar o paradigma?; a importância dos casos de sucesso na inspiração para a mudança; mais informação, menos conhecimento: como lidamos com este paradoxo?; a ausência da crise climática do debate político, e muito mais.
João Joanaz de Melo é docente na Universidade Nova de Lisboa. Ele é investigador e ativista ambiental de longa data, tendo sido fundador e presidente do GEOTA.