Remoção de Barreiras Obsoletas

by | Fev 14, 2024

Infraestruturas obsoletas são construções que deixaram de ter utilidade, quer para os fins a que se destinavam inicialmente, quer para outras utilizações que eventualmente se tenham constituído. Se da existência de infraestruturas obsoletas resultarem impactos negativos, avaliar a possibilidade da sua remoção é um tema da maior importância.

Nos rios, as infraestruturas obsoletas têm grandes impactos na conectividade fluvial, impedindo a passagem natural de água, peixes e sedimentos, e acarretando consequências em termo de fluxo de nutrientes, manutenção das espécies migradoras, e até na erosão costeira.

Por exemplo para os peixes, que são dos grupos mais afetados pelas barragens e açudes, estas infraestruturas constituem obstáculos aos seus movimentos de dispersão e migração ao longo dos rios. Enquanto que barreiras de dimensões muito reduzidas podem ser ultrapassadas, as infraestruturas com mais de um metro de altura são praticamente intransponíveis para a maioria das espécies de peixes.

E é por estes motivos que, nos países da UE, a implementação da Estratégia para a Biodiversidade inclui o objetivo de reconectar 25.000 quilómetros de rios até 2030.

PODE GOSTAR DE…