Intervenção na zona do Sourinho:
Reabilitação fluvial e remoção de estruturas obsoletas
As ações de reabilitação fluvial em curso no troço de Sourinho incluem, além da remoção de barreiras obsoletas com impacto ecológico negativo, a estabilização e requalificação das margens, o controlo de espécies invasoras, a promoção de espécies autóctones e a monitorização da ictiofauna e da dinâmica de sedimentos.
Em abril de 2023, o GEOTA marcou o início das ações de reabilitação na bacia hidrográfica do Alviela com a remoção da primeira barreira obsoleta (Açude de Vaqueiros- Louriceira) e com a qual viria a vencer o prémio internacional da Dam Removal Europe.
Financiado pela Donors’ Initiative for Mediterranean Freshwater Ecosystems (DIMFE), o programa Rios Livres GEOTA vem a desenvolver desde 2023 um conjunto de ações como o mapeamento, caracterização e priorização das barreiras à conectividade fluvial na bacia do Alviela, o fomento da participação pública efetiva junto das comunidades ribeirinhas, e o projeto de reabilitação e monitorização do Sourinho.
Em simultâneo, foi desenvolvido o projeto “Restauro Fluvial como forma de Ação Climática – Um processo participativo na Bacia do Alviela”, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian (Programa Ação Climática e Participação Pública) e o projeto “Let Alviela Run – Sourinho’s Dam Removal in Portugal”, financiado pelo Open Rivers Programme, de suporte ao processo de remoção da barreira obsoleta do Sourinho.
A intervenção no Sourinho, foi elaborada em estreita articulação com a APA, o Município de Alcanena e com os proprietários dos terrenos confinantes. Após a eliminação desta estrutura, em 29 de novembro, vão decorrer os trabalhos de estabilização e reabilitação em cerca de 300 metros, em ambas as margens, com aplicação de técnicas de engenharia natural e plantio de freixos, ameiros e marmeleiros.
O processo de reabilitação está a ser estudado e monitorizado científicamente por investigadores do Instituto Superior Técnico, que acompanham a evolução da dinâmica sedimentar e a qualidade ecológica do troço intervencionado.
VIDEOS
Cooperação Institucional

Subscrever canal