Os Rios na perspetiva evolutiva

by | Nov 21, 2023

Os Rios têm um papel fundamental na evolução das espécies, incluindo o Homem. A distribuição das espécies é muito afetada pela presença dos rios, quer seja pela dependência de água, quer seja pelas barreiras naturais que os rios constituem, quer seja pela conectividade que os rios permitem, desde a nascente até à foz, até ao mar.

Tal como muitas outras espécies, o ser humano evoluiu ao lado de rios, dependendo destes para água, alimentação e para navegação.

Hoje em dia, muitas das espécies que sabemos serem pescadas pelo Homem desde o período paleolítico em Portugal, como os salmões, os sáveis e as trutas, têm vindo a desaparecer dos nossos rios devido à construção de barragens.

O declínio dos rios e dos ecossistemas de água doce

Os ecossistemas de água doce, tão importantes para o Homem e para a Natureza, estão fortemente ameaçados. A água doce é apenas uma pequena fração de toda a água no planeta – 0,01%. No entanto, é a casa de cerca de 10% da biodiversidade das espécies animais do nosso planeta, incluindo 1/3 dos vertebrados. Por exemplo, temos mais espécies de peixe nos rios do que nos oceanos. Infelizmente, isto está a mudar rapidamente. Em 2018, a WWF publicou o Living Planet Report 2018, em que mostram que a perda de biodiversidade de água doce é muito mais acentuada do que as perdas de biodiversidade marinha ou terreste. São dados alarmantes, as populações de espécies de água doce tiveram um declínio de 80% em 50 anos, mais do dobro dos declínios de espécies nos ecossistemas terrestres e marinhos.

Este declínio da biodiversidade e dos ecossistemas de água doce deve-se a várias ameaças, que resultam principalmente da ação humana.

Ver Living Planet Report – WWF

 

 

PODE GOSTAR DE…