I ENCONTRO AFLUENTES

Ideias para os rios de amanhã

Quase todas as histórias se cruzam com a história de um rio: aquele onde brincámos e atirámos as primeiras pedras, onde demos mergulhos com amigos no verão ou que faz parte da paisagem do sítio onde sempre vivemos.

No I Encontro Afluentes, a proposta foi refletir sobre o papel estruturante dos rios como ecossistemas naturais, a importância da sua preservação e reabilitação, e a forma como moldam os territórios, as vidas e a construção de identidades.

Esta iniciativa do GEOTA em parceria com o Gerador, realizou-se nos dias 24 e 25 de novembro na FLAD, constituiu um fórum multidisciplinar onde cientistas, jornalistas, ativistas e outros atores tiveram um espaço privilegiado para a apresentação de dados, a troca de experiências e a discussão de temas relacionados com a reabilitação dos ecossistemas fluviais.

programa

24 e 25 novembro 2025

24N – O PROJETO ROLLIN’ RIVERS: RESULTADOS E CONCLUSÕES

14:30
Sessão de abertura por GEOTA e Gerador

 

Boas-vindas por Américo Ferreira, Presidente do GEOTA
Apresentação do Encontro Afluentes por Tiago Sigorelho, Presidente do Gerador

14:45
Rollin’Rivers: resultados e impacto
  • Apresentação do projeto por Ana Catarina Miranda, coord. do Rios Livres GEOTA
  • A componente ecológica: metodologia de avaliação da conectividade fluvial aplicada ao rio Alviela por Lígia Vaz de Figueiredo, Rios Livres GEOTA
  • A componente social: envolvimento da comunidade em processos de reabilitação fluvial por Maria Alba, ISCTE
  • A reabilitação: integração da componente ecológica/social e apresentação do projeto Sourinho por Pedro Teiga, E.RIO
  • Sessão de perguntas e respostas
16:40
A componente artística: rios e arte. A experiência do Coletivo Guarda-Rios

Atividade interativa que revela a experiência do Coletivo Guarda-Rios, o grupo de investigação e criação em torno dos territórios ribeirinhos que propõe uma cultura da água e uma aproximação aos rios, através de ações artísticas participativas e de processos de co-aprendizagem, convivialidade e celebração.

Perante a crescente desertificação do território e a escassez de água, o colectivo considera crucial olhar para os rios e os seus ecossistemas, bem como para as culturas ancestrais que deles dependem.

17:20
Exibição do documentário
“Até à última gota”

A curta-metragem do GEOTA, produzida pelo Gerador, é guiada pela atriz Carla Chambel, com o apoio da jornalista Flávia Brito, ouvindo investigadores, agricultores, movimentos de cidadania e a comunidade da Aldeia do Pisão com o objetivo de refletir sobre a irrigação intensiva na agricultura portuguesa.

18:15
Mesa redonda: A importância do jornalismo para a sensibilização ambiental

Que papel tem a comunicação social na forma como a sociedade está alerta para os desafios do ambiente? Na mesa redonda teve em debate os desafios do jornalismo ambiental em Portugal e pensámos como comunicar melhor o ambiente, evitando, apenas, o foco nas catástrofes e nos episódios esporádicos. Com a jornalista Inês Loureiro Pinto e o jornalista Rafael Faria Correia.

19:00
Concerto
Mariana Root

Uma viagem alquímica ao poder dos sons, inspirada pelas suas raízes de “cantadeiras” e tradições antigas. Licenciada em Canto Jazz, foi mais tarde nas Américas que presenciou diferentes rituais, cerimónias e oferendas com culturas originárias indígenas naturais da Amazônia e da cordilheira Andina, experiência que transporta no seu canto nativo e que nos remonta a uma ancestralidade de um estado humano integrado na Natureza.

De regresso a Portugal, foi nas Beiras que começou a sua relação com a ancestralidade lusa, através das melodias das adufeiras de Monsanto e do Paúl com quem conviveu e experienciou a arte do Adufe. Através de várias percussões tradicionais e seus trejeitos vocais, Mariana apresenta-nos um trabalho que enaltece a memória de um passado ritualístico a resgatar.

25N – VISÕES DE FUTURO PARA OS RIOS

09:30
Sessões 

 

  • A conectividade fluvial na agenda ambiental por Nuno Bravo, APA
  • A importância do restauro fluvial na conservação da natureza por Jorge Bochechas, ICNF
  • Reabilitação fluvial na perspetiva dos municípios por Nuno Silva, Vice-presidente e Vereador da Câmara Municipal de Alcanena e Pedro Gouveia, Vereador de Ambiente e Recursos Hídricos da Câmara Municipal de Santarém
10:30
Apresentação da reportagem vencedora da Bolsa de Jornalismo do Gerador e GEOTA

A jornalista Inês Loureiro Pinto apresentou a reportagem “A profissão com nome de liberdade” que venceu a Bolsa de Jornalismo do Gerador e GEOTA.

A peça jornalística é dedicada aos guarda-rios, a profissão que existiu em Portugal, entre os séculos XVIII e XX, e que tinha como responsabilidades a salvaguarda dos cursos de água, a fiscalização de extrações ilegais de areias, pesca clandestina, descargas de efluentes, vigia de obras e cortes de árvores, aplicação de multas, o policiamento de áreas inundadas e a avaliação de madeiras e terrenos do Estado.

Apesar de extinta em 1995, nos últimos anos, várias autarquias têm vindo a recuperar esta figura de forma a responder à degradação dos rios e da sua biodiversidade. A reportagem navega entre o passado e o presente dos guarda-rios, pretendendo traçar um perfil do atual estado dos rios e destacar as principais ameaças à sua preservação.

Esta bolsa resulta da parceria entre o Gerador e o GEOTA – Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente e foi financiada pela Donors’ Initiative for Mediterranean Freshwater Ecosystems – DIMFE.

11:30
Mesa redonda: a força da cidadania na defesa dos rios

Uma reflexão sobre como a ação cidadã pode transformar a relação com os rios.

Participaram: Guilherme Azambuja (Juntos pelo Sudoeste), Diogo Coutinho (Guardiões do Mira), Mafalda Taborda (Lourambi), Daniela Barbosa (CM de Lousada), Ana Silva (ProTEJO), José Gabriel (CLAPA), Maria João Costa (#MovRioDouro), Catarina Rosa (Dunas Livres)

14:30
Restauro Fluvial: que futuro?
  • Restauro Fluvial: estratégias para um futuro sustentável por Maria João Feio, Universidade de Coimbra
  • Rios e Legislação: desafios e oportunidades para o restauro fluvial por Alexandra Aragão, Universidade de Coimbra
  • A importância de estabelecer parcerias internacionais e oportunidades de financiamento por Teresa Zuna, Wetlands International EA
15:30
Apresentação Workshop Jornalismo Ambiental Rios Livres

Breve enquadramento sobre o workshop gratuito para jornalistas e editores que o GEOTA e o Gerador disponibilizarão durante dois dias com a seguinte agenda:

  • Dia 28.11, das 11h às 13h: As oportunidades do jornalismo ambiental, com Luísa Schmidt
  • Dia 28.11, das 15h às 18h: Casos de estudo em reportagens ambientais, com Adriano Cerqueira
  • 29.11, visita ao Rio Alviela.
16:00
RiverSet: vinho e música

No final de dia, para abrandar com um copo de vinho e música, foi criado um espaço de encontro informal entre participantes e convidados. Foi uma pausa para conversar, trocar impressões sobre estes dois dias deixando as conversas fluir.

Oradores

Apresentações

Ana Catarina Miranda
Ana Catarina Miranda

Coordenadora Prog. Rios Livres GEOTA

Maria Alba
Maria Alba

ISCTE

NUNO SILVA
NUNO SILVA

MUNICÍPIO DE ALCANENA

ALEXANDRA ARAGÃO
ALEXANDRA ARAGÃO

UNIVERSIDADE DE COIMBRA

Ligía Vaz Figueiredo
Ligía Vaz Figueiredo

Rios Livres GEOTA

NUNO BRAVO
NUNO BRAVO

APA

PEDRO GOUVEIA
PEDRO GOUVEIA

MUNICÍPIO DE SANTARÉM

TERESA ZUNA
TERESA ZUNA

WETLANDS INTERNATIONAL EA

download

Pedro Teiga
Pedro Teiga

ERIO

JORGE BOCHECHAS
JORGE BOCHECHAS

ICNF

MARIA JOÃO FEIO
MARIA JOÃO FEIO

UNIVERSIDADE DE COIMBRA

Reportagem vencedora da Bolsa Jornalística GEOTA GERADOR. BREVEMENTE!